3 Fatos sobre o "Estar em Cristo"

"Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo."
II Co 5.17


Estava lendo a Bíblia e me deparei com este versículo e como num impeto do Espírito de Deus me veio esta mensagem ao coração e desejo compartilhar com vocês.

Introdução
Em uma rápida pesquisa, toda a Bíblia e mais exatamente no Novo Testamento, 90 vezes a expressão "Em Cristo", desta 1 em At (24.24) e 3 em I Pe( 3.16; 5.10,14), o restante da 84 vezes foi Paulo que utilizou.

"Em Cristo", trata-se de uma frase paulina que exprime a relação mística de que gozamos com Cristo. Há uma união e um companheirismo dados no nível da alma crente, por meio do Espírito de Deus. Há uma comunhão de nosso ser com o ser de Cristo; e é através dessa comunhão que se processa a transformação de nosso ser, na substância da natureza essencial de Jesus Cristo. A fé cristã não consiste da mera fé em um credo, mas antes, de uma relação vital com Cristo, da transformação operada através do Espírito de Deus, do revestimento e participação final em tudo quanto Cristo é e tem.


"Um homem em Cristo" é a definição paulina do que é um crente. Nada menos do que isso é adequado, porquanto subentende uma transmutação íntima que equivale a uma nova criação. Um crente não é meramente melhorado, reformado ou modificado em qualquer sentido que não entenda mais do que mera modificação externa, por maior que seja essa transformação; antes, é alguém que foi refeito. Torna-se diferente até mesmo daquilo que ele possuía de melhor. A modificação é radical; atinge ao próprio âmago do seu ser.

Pensando em tudo isto podemos dentro deste mesmo versículo podemos extrair três Fatos ou Lições de estar "Em Cristo":


1) "Em Cristo" Somos Nova Criatura
Você já pensou o que é ser uma Nova  Criatura? Podemos pensar de duas maneiras:
a. Com respeito a Forma - recentemente feito, fresco, recente, não usado, não surrado;
b. Com respeito a Substância - de um novo tipo, sem precedente, novo, recente, incomum, desconhecido.
Jesus disse a Nicodemos que para herdar o reino dos Céus era necessário Nascer de Novo (Jo 3) e este Novo Nascimento fala de uma reformulação de vida.
Através deste Novo Nascimento todas as nossa experiências são renovadas, Davi pede que o Senhor Deus crie nele um coração puro (Sl 51.10), ou seja, torne aquele coração corrompido pelo pecado em um coração reto e puro diante do próprio Deus e dos homens, e isto só é possível pelo poder de Cristo em nos renovar e criar algo novo em nós.

2) "Em Cristo" As Coisas Velhas Já Passaram
O que poderia ser essas Coisas Velhas? Basicamente é o oposto das novas.
Se Em Cristo somos novas criaturas, indica-nos que deixamos coisas para traz.
É igual quando nós vamos fazer uma mudança de casa, você já notou quanta tranqueira nós juntamos?
Em uma primeira olhada só estamos deixando para traz coisas que não nos valem mais, mas olhando com mais atenção, estamos deixando muito mais, deixamos parte de nossa vida.
Quando entramos Em Cristo, deixamos também muito lixo para traz, deixamos nossa velha vida para traz segundo a teologia paulina "as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam."Gl 5.19-20.
E mesmo depois de instalados em nossa nova casa precisamos periódicamente ir fazendo limpezas rotineiras em nossa vida, pois estas coisas nem se devem enumerar em nós.

3) "Em Cristo" Tudo se Fez Novo
Como já falamos Cristo nos fez Novo em Forma e Substância, antes caminhávamos para o inferno, hoje estamos indo para o Céu, outrora eramos inimigos de Deus, hoje fazemos parte de sua Família.
A partir de Cristo temos novas expectativas, uma nova visão da vida e das situações, e mesmo contra a lógica podemos crer que "o Senhor tem seu caminho no meio da tempestade" Na1.3.
Ainda a enfermidade seja terrível e humanamente insolúvel podemos dizer como Jó "eu sei que o meu Redentor vive e por fim se levantará sobre a terra."(19.25).
Este Tudo Novo, nos fala também da nossa Nova Esperança
"Porque, na esperança, fomos salvos. Ora, esperança que se vê não é esperança; pois o que alguém vê, como o espera?  Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o aguardamos." Rm 8.24-25.
Lembre-se que Em Cristo você pode tudo (Fp 4.13), mas lembre-se que o texto tem de ser lido a partir de Fp 4.11-12.
Em Cristo podemos vencer todas as adversidades da nossa vida

Conclusão
Quando estamos Em Cristo, estamos mais do que garantidos pois Cristo está em Deus e nós em Cristo (Cl 3.3) e isto é mais do que garantia, pois "Cristo em vós, a esperança da glória" (Cl 1.27)
Fiquemos com o Conselho do Apostolo dos Gentios:
"Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus." Fp 3.13-14