Programação religiosa ocupa por semana 140 horas das TVs
Posted by Ev. Emerson Santos in evangelismo, Evangelização, família, igrejas on segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012
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Quem mais vende horário para as igrejas é a Rede TV!, com 46 horas semanais, o que corresponde a 27% de sua programação.
Com 32 horas, a TV Record, ligada à
Igreja Universal, está em segundo lugar. Em seguida vêm a Band (31
horas), Gazeta (26 horas), Cultura de São Paulo (1 hora) e Globo (50
minutos).
SBT é a única rede nacional que não tem
programa religioso, mas não se sabe até quanto, porque ela tem sido
fortemente assediada pela Igreja Mundial, Igreja da Graça de Deus e
Universal.
Pela legislação, as emissoras de TVs,
por ser concessão pública, não podem vender para a publicidade mais que
25% do total do seu horário. Mas a Rede TV! não tem sido penalizada
porque os programas religiosos não são considerados como publicidade,
embora os pastores anunciem produtos e livros, além de pedir dízimo.
A Globo e a Cultura, que transmitem
missa, não cobram nada, mas elas não concedem horário a outras
religiões, privilegiando apenas a Igreja Católica.
No caso da TV Cultura, a falta de
isonomia chama mais atenção porque se trata de uma emissora fortemente
subsidiada pelo governo de São Paulo. A rigor, ela não poderia ter
nenhum horário religioso porque o Estado é laico, conforme determina a
Constituição.
Em recente artigo, o jornalista Eugênio
Bucci disse que em um Estado laico as emissoras — públicas ou privadas —
não deveriam ter esse tipo programação, por interesses financeiros ou
de credo, para não constranger “a liberdade religiosa dos cidadãos”.
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